A dupla de contadoras propõe uma atividade que vai além da simples contação; além de se divertir com as histórias, as crianças e suas famílias irão participar de uma atividade interativa muito especial, juntando-se à dupla para inventar e incrementar a história contada. Através das narrativas, importantes temas são trabalhados em um clima descontraído e afetuoso.

11 de junho de 2009

Notícias dos últimos meses...

Desculpem a falta de atualização... O tempo parece que anda a cada dia mais curto, é como se continuássemos contando o dia com 24 horas, mas de fato temos bem menos que isso para fazer tudo o que queremos!
Nesse tempo ganhamos dois novos parceiros de trabalho: a Má Siqueira, cantora e musicista que está nos acompanhando em apresentações de histórias com música; e a Casa de Livros, livraria que faz um ótimo trabalho na divulgação da literatura infanto-juvenil e agora nos indica como contadoras de histórias.

Casa de Livros
Tudo começou no dia 04 de abril quando inventamos em cima do livro "A Bruxa Zelda e os Oitenta Docinhos", da Eva Furnari, lá na Casa de Livros.
O sucesso foi grande e desde então elas nos indicaram e nós fizemos as seguintes contações:
- Feira de Livros do Colégio Mackenzie Tamboré: história cantada "Uma Festa no Céu", para público de todas as idade;
- Feira de Livros do Colégio Miguel de Cervantes: história inventada sobre o livro "Era outra vez um gato xadrez", para turmas de 1° ano;
- Evento literário na Escola Gaivota: história inventada sobre o livro "Pedro e Tina", para crianças de 1 a 6 anos.

Festas
Entre abril e maio rolaram algumas festas, cada uma em seu estilo...
Com a Má Siqueira empolgamos os convidados das festas de duas meninotas de apenas 1 ano de vida: a Gabi (filha da Alê) e a Helena (filha da Ligia).
Para crianças tão pequenas criamos uma apresentação cheia de músicas do repertório popular infantil permeando toda a história. Os adultos também se divertem lembrando de músicas que não cantavam há tanto tempo, enquanto que as crianças maiores se encantam com melodias simples e que não saem da cabeça, como "Ah, eu entrei na roda" ou "Sabiá lá na gaiola", entre tantas outras.
Outra novidade do momento são as "festas do pijama". Tudo começou com um convite feito pela Pauline, mãe da Gabi, para seu aniversário de 8 anos: ela queria uma história para ser contada às nove amiguinhas que dormiriam na casa dela em uma festa do pijama. Lá fui eu contar e inventar com as meninas em cima da história "Felpo Filva", da Eva Furnari. Foi uma delícia!
Em seguida a Sandra, mãe da Martina de 6 anos, também me convidou para fazer o mesmo, com a diferença que as meninas não iriam dormir na casa da aniversariante, mas era igualmente um "petit comitê".
Lá fui eu dessa vez inventar em cima da história "O Príncipe Blub e a Sereia" um dos contos do maravilhoso livro "Contos da Rua Brocá", do Pierre Gripari. Foi muito bom!
E pra completar, a Thaís mãe da Ísis me chamou pra animar as amigas dela no aniversário de 9 anos... E ela queria uma história de medo! Mas a mãe achou que não era tão aconselhável ser de medo, pois as meninas todas iriam dormir ali e ela não queria ter problemas com medo durante a noite... Então escolhi o conto "A Bruxa do Armário de Limpeza" também do Gripari, que apesar de falar de bruxa é mais engraçado e divertido do que assustador. Elas adoraram e eu ainda mais!!

Crédito das fotos: TATI WEXLER

FNAC
Além disso tudo continuamos na FNAC todo sábado, e no mês de maio contamos histórias do livro "Contos de Bichos do Mato", do Ricardo Azevedo, "Guilherme Augusto Araújo Fernandes", do Mem Fox, "Comadre Florzinha contra a Mula Sem Cabeça", da Regina Chamlian, e "Cabelos", de Jeffrey Fisher.

E no mês de junho venham inventar histórias com a gente!!!!
Dia 06/06 - Uma noiva chique, chiquérrima, lindérrima

Dia 13/06 - Couro de Piolho

Dia 20/06 - A Curiosidade Premiada

Dia 27/06 - O Pote Vazio

Nenhum comentário: